simple web templates

DOE PARA PESQUISA

O Instituto Artefato Cultural está chefiando uma pesquisa para catalogar e registrar como Patrimônio Imaterial do Reisado Sergipano do Guarujá. Ajude-nos a manter a pesquisa doando qualquer valor.
A cultura agradece sua doação.

Mobirise

O que é Patrimônio Imaterial?

São saberes ancestrais transmitidos de geração para geração; é o modo de vida de um povo que pode ser expressado na gastronomia, em celebrações, na linguagem ou qualquer manifestação cultural intangível.

Mobirise

Por que pesquisar?

Basicamente para preservar a nossa identidade enquanto seres culturais. Embora já prevista em legislação brasileira desde o ano 2000, são raras as iniciativas públicas ou privadas que garantam de fato a identificação e o registro dos nossos bens culturais imateriais.

Mobirise

Qual o alcance dessa pesquisa?

Inicialmente desejamos realizar um mapeamento dos bens imateriais da região da Baixada Santista, por ser o local de nossa sede. Porém como o Brasil é imenso e muitas são as conexões existentes entre esses patrimônios, é possível que haja necessidade de deslocamentos, até para realização de pesquisas em outros municípios. Mas a princípio muitas dessas pesquisas poderão ser feitas de forma remota. A médio e longo prazo, o objetivo é cadastrar esses bens culturais e registrá-los como patrimônio imaterial local. Todo o processo será divulgado pela internet.

Mobirise

Quanto custa?

Como a pesquisa é um trabalho contínuo e com muitos imprevistos pelo caminho, fica difícil mensurar valores em dinheiro. Por isso toda ajuda é bem-vinda, inclusive de mão de obra voluntária. O apoiador poderá acompanhar a trajetória por este site. Nosso trabalho teve início em 2016, em Guarujá, quando conseguimos aprovar a Lei Municipal de Proteção ao Patrimônio Imaterial. A iniciativa se deu em parceria com a Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi de Guarujá, cuja etapa de inventário necessita de recursos para prosseguir. Segue abaixo parte do material que já foi reunido por esta equipe.